O chefe do Instagram, Adam Mosseri, tem anunciado que o Threads agora está entrando em uma fase mais independente, o que pode eventualmente fazer com que ele se separe totalmente do Instagram.
Talvez.
Ontem, Mosseri anunciou que:
Uau, o pessoal do Threads, que é uma plataforma totalmente diferente, facilitando um caso de uso totalmente diferente do Instagram, não quer seguir exatamente as mesmas contas em ambas as plataformas. Quem poderia imaginar?
Isso tem sido um problema há muito tempo com Threads, que está tão intimamente ligado ao Instagram, o que significa que você frequentemente recebe recomendações de postagens em Threads baseadas em perfis com os quais você interagiu no IG. O que pode ser irritante, porque cada plataforma é muito diferente. Os perfis que segui no Twitter, por exemplo, não chegam nem perto daqueles com os quais interajo no Facebook, e o mesmo acontece com praticamente todos os outros aplicativos, e realmente, é um tanto surpreendente que Mosseri esteja tratando isso como se fosse uma espécie de revelação. .
Embora também seja importante notar que Threads ainda usará seu gráfico IG para recomendações de postagens. Mosseri está apenas dizendo que está removendo recomendações relacionadas ao IG de sua experiência de integração, mas ainda está procurando usar o que sabe sobre você no Instagram na construção de seu feed “Para você”. O que significa que você ainda receberá recomendações de postagens relacionadas ao Instagram.
O que, na minha opinião e na minha experiência, não é o caminho que o Threads deveria seguir, mas, novamente, o Threads conseguiu crescer tão rapidamente devido à sua ligação ao IG. E o verdadeiro interesse da Meta está no aumento dos números, por isso é difícil argumentar que a Threads possa estar no caminho errado à medida que continua a ganhar impulso de crescimento.
Na verdade, Mosseri também observado hoje que mais de 15 milhões de pessoas se inscreveram no aplicativo somente neste mês, faltando ainda duas semanas. Nesse ritmo, se todas essas novas contas se tornarem usuários regulares, o Threads estará no caminho certo para exceder a contagem de usuários de X em algum momento dos primeiros meses do novo ano.
Portanto, embora muitas pessoas tenham criticado a abordagem de conteúdo do Threads, especialmente sua postura antipolítica, os números não mentem. E mesmo que a maioria desses usuários sejam refugiados do X, alienados pelas mudanças de Elon Musk no aplicativo, os dados, pelo menos agora, indicariam que Threads está no caminho certo.
Embora ainda pareça que ainda falta algum refinamento.
O problema com Threads é de fato a resistência do Meta ao conteúdo político, embora ainda amplifique o conteúdo recomendado bem atrasado, o que muitas vezes faz com que sua linha do tempo pareça obsoleta, em vez de estar no pulso do momento, como o Twitter sentia no auge.
Como observado por Will Oremusparece que Threads está tentando ser “TikTok para texto”, onde busca aumentar o engajamento mostrando o conteúdo mais divertido, em oposição ao mais relevante. Mas não é isso que muitas pessoas parecem querer de um aplicativo social baseado em texto.
Mas isso reflete tendências mais amplas de engajamento nas mídias sociais, que fizeram com que os aplicativos deixassem de destacar conteúdo com base em seu gráfico social e passassem a usar algoritmos para mostrar o conteúdo mais envolvente e divertido, com base no que seus sistemas entendem sobre seus interesses. O TikTok desencadeou essa mudança, ao demonstrar que os algoritmos agora são inteligentes o suficiente para entender os interesses dos usuários, para que os usuários não precisem mais seguir perfis, pois o sistema não precisa de sua entrada explícita para entender o que você deseja ver mais.
E isso funciona no TikTok, onde o objetivo é mostrar os videoclipes mais divertidos, enquanto também funciona no Facebook e IG. Mas Threads parece que precisa de um foco mais específico em atualizações em tempo real e nas postagens mais relevantes do momento, em oposição ao que está obtendo mais engajamento.
Porque usar o pós-engajamento como proxy significa que você só pode exibir conteúdo em retrospecto, e isso não funciona para notícias de última hora. A restrição ao conteúdo “político” também não, e ainda parece que o Threads precisa refinar seu equilíbrio em ambos os elementos se quiser suplantar o Twitter e se tornar um novo lar para esse tipo de atividade.
Embora isso também presuma que esse seja o objetivo da Meta, o que pode não estar correto. Meta disse isso ele está tentando enfrentar o X com Threadsmas também é dito que quer que Threads seja uma versão “mais amigável” dessa experiência.
O que, mais uma vez, aponta para aquela abordagem “TikTok de Texto”, onde, na verdade, Meta quer todo o envolvimento, mas nenhuma das questões que vêm com uma abordagem mais baseada em notícias, incluindo moderação mais desafiadora, maior risco de desinformação, preocupações em torno da manipulação, etc.
Então, na verdade, tudo depende de como exatamente Meta deseja abordar isso. Mas parece que Bluesky, por exemplo, é apenas ganhando força agora por causa do fracasso do Threads como fonte de notícias em tempo real, que foi destacado no dia da eleição.
E embora Bluesky só tenha 15 milhões de usuários no totalainda são 15 milhões de pessoas que poderiam muito bem ter sido usuários do Threads, se a abordagem fosse correta.
E parece que Threads está diante de uma grande oportunidade como fonte de notícias e informações em tempo real.
X é agora demasiado tendencioso a este respeito e não oferece proteções reais em relação à desinformação (as Community Notes não são suficientemente boas a este respeito), enquanto Bluesky é demasiado pequeno, embora, como observado, esteja a crescer. Mas agora, Threads tem a melhor oportunidade de se tornar aquele espaço de discussão de notícias em tempo real. Mas também exigirá que a Meta assuma um certo nível de risco na sua abordagem.
Após a eleição, acho que o Meta acabará mudando de rumo, e é interessante vê-lo dando os primeiros passos no realinhamento dos Threads em torno de seu próprio caso de uso separado.
Mas isso é realmente o que precisa acontecer, com a Meta colocando mais foco na relevância em tempo real do que no entretenimento leve.
source – www.socialmediatoday.com